pesquise

quarta-feira, janeiro 23, 2013


RESENHA: O ALIENISTA

0
RESENHA: O ALIENISTA, MACHADO DE ASSIS As crônicas de Itaguaí, contam que viveu ali em tempos remotos um certo médico o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza do lugar e o maior dos médicos do Brasil, Portugal e Espanha. Com o fim de estudar a loucura, ele trancafia no asilo que construíra e dera o nome de Casa Verde, um quinto da população da vila. Para ele o normal seria algo homogêneo repetido ao infinito, qualquer pessoa com um gesto ou pensamento que fugisse a rotina era objeto de seus estudos. A população aterrorizada se revolta, e aí outros tantos passam a morar no asilo. Mas, Simão Bacamarte tão atento às estatísticas, lembra que a norma está sempre com a maioria, e que é esta afinal quem tem razão.
“O Alienista” é uma narrativa curta de Machado de Assis, quase como um conto extenso. É um livro consideravelmente pequeno – o meu é menor que um livro pocket, tem 82 páginas e diagramação média. Dá pra ler rapidinho se você está acostumado com livros clássicos, porque a linguagem é meio que “densa”, mas não é nada impossível!

A história se passa na cidadezinha de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Mora nessa cidade um médico interessado em estudar os mistérios da mente humana, o tal “Alienista”. Com esse objetivo em mente, ele consegue convencer a cidade de que a construção de uma Casa de Orates (vulgo manicômio) é mais do que uma ótima ideia. Tendo seu manicômio então construído, nosso sábio e curioso médico passa a caça de loucos para hospedar na casa. O problema é que com o passar do tempo, percebemos que o médico é o mais insano dentre todos os seus mentecaptos e ninguém consegue detê-lo.

A história é muito boa e intrigante, e nos faz analisar o que realmente vem a ser a loucura e a sanidade em si. Possui intrigas, rebeliões e uma pitada de corrupção. Uma história que parece insana e irreal, mas que poderia acontecer hoje mesmo.

Você pode encontrar o conto disponível em um dos livros da Biblioteca Federal (aqui), ou comprá-lo nas lojas virtuais da Livraria Saraiva (aqui), Livraria Cultura (aqui) ou Livraria Nobel (aqui)

Com muita criatividade e um final surpreendente, eu super recomendo à vocês o livro; se fosse para dar uma nota, daria à ele quatro cafés, porque demorou a cativar. E aí, sentiram vontade de ler o livro? Espero que sim, porque é ótimo! E se lerem, venham conversar comigo sobre a história e trocar ideias. Beijão pra vocês e até o próximo livro!
—A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.
Por: Laura

0 comentários:

Postar um comentário