pesquise

segunda-feira, janeiro 28, 2013


Capitu - Lygia F. Telles e Paulo E. S. Gomes

0
“Capitu é um belo roteiro para cinema que reconta um dos maiores clássicos da literatura brasileira: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Escrito conjuntamente por Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles em 1967, o texto se vale do recurso de flashbacks para recriar, pela linguagem plástica das imagens, os motivos que levaram a adolescente Capitu a conceber um plano de casar-se por interesse e as razões de sua possível infidelidade. A edição inclui posfácio de Lygia Fagundes Telles, que relembra as circunstâncias em que foi redigida sua única parceria com Paulo Emílio, sob a ditadura militar.”
Nem só de bons livros se faz um blog de resenhas, certo? Corretíssimo.

Capitu é uma adaptação do clássico de Machado de Assis, “Dom Casmurro”, para o cinema nacional. Sim, existe o livro de um “roteiro” de cinema e eu o li. Mas sinceramente, eu não gostei nem um pouco.

Eu já li alguns contos da Lygia e a acho boa. Quanto ao seu parceiro de escrita, não sei nada. Ler um livro “dela” e não gostar me deixou chateada, pois esperava mais de uma escritora tão renomada no nosso país.

E por que eu não gostei? Porque achei fraco, com um final bobo e decepcionante.
Não sei o que pode ter dado de errado durante o processo desse livro, porque a escrita é muito boa, já a narrativa... A narrativa deixa muito a desejar. Principalmente pelo fato de que a história só fica mais animada faltando umas 50 páginas para o fim (sem nem ser tão bom assim) e o verdadeiro clímax fica para o último capítulo. Desanimador.

O livro inteiro é praticamente sobre a pacata vida de Bentinho e Capitu casados e depois, de Bentinho e Capitu casados e com um filho. Nós nunca chegamos a ponto nenhum com isso. Do jeito que a história foi proposta, a relação dos dois só se torna um “encher de linguiça” sem objetivo.

Eu tenho “Dom Casmurro” e ainda não o li. Pretendo ler este ano ainda, principalmente para poder tirar a prova de que “Capitu” foi só uma má experiência. Ouvindo boas críticas em relação ao original e tendo “O Alienista” como base no meu currículo de leitora, acredito que Machado de Assis não vai me decepcionar.

Para não ser injusta e falar mal de um roteiro que pode ter se saído bem como filme, procurei pelo mesmo e encontrei dois trechos no youtube. Vocês podem ver o trecho inicial aqui e a “parte que deveria ser mais emocionante” aqui (se você se interessou, não assista o segundo vídeo, pois contém SPOILERS). Mas continuei achando que não deu certo.

Não sei como é a minissérie que foi produzida pela Rede Globo (também chamada “Capitu”). Quem assistiu o que achou? Comentem aqui com a gente.

Mesmo depois do meu desapontamento você ainda se interessou pelo livro? Você provavelmente pode encontra-lo em sebos ou bibliotecas – não o achei nem na biblioteca de domínio público nem em livrarias virtuais. O meu eu peguei numa doação que a biblioteca da minha escola fez.

Por ter uma boa escrita, sai daqui a adaptação do clássico de Dom Casmurro com um único cafézinho, já que no resto, o livro deixou a desejar. E por hoje é isso. Saio daqui feliz por saber que continuo a compartilhar experiências – sejam elas boas ou ruins - e a deixa-los atualizados, e seguindo de cabeça erguida para uma próxima leitura que seja melhor! Beijão e até o próximo livro!
“A verdade? Ora, a verdade era aquele mar, o misterioso mar com suas ondas espumejantes arrebentando nas pedras.”
Por: Laura

0 comentários:

Postar um comentário